Oficina gratuita “PERFORMANCE E SUSTENTABILIDADE EM INTERVENÇÕES URBANAS”

A oficina gratuita “PERFORMANCE E SUSTENTABILIDADE EM INTERVENÇÕES URBANAS” estará com inscrições abertas de 01 a 29 de julho de 2016. As inscrições podem ser realizadas clicando aqui.

A oficina acontecerá de 15 de agosto a 16 de outubro, no Vila Flores (R. São Carlos, 759 – Floresta). Serão 24 encontros que resultarão na criação de performances urbanas pelos alunos das oficinas, que serão apresentadas no mês de outubro, em diferentes espaços da cidade de Porto Alegre.

Ministrada por Rossendo Rodrigues e Marina Mendo, a oficina busca partilhar os procedimentos utilizados na criação das performances do projeto ECOPOÉTICA. Através de práticas de sensibilização física e vocal, composições imagéticas e sonoras,  pretende-se ampliar os ambientes de criação e interação do performer em relação ao ambiente urbano. A prática investiga  o trinômio arte – cidade – sustentabilidade e suas possíveis conexões com o corpo em performance. Ao longo da oficina cada aluno desenvolverá sua própria intervenção, e ao final será organizado um circuito ecopoético de performances urbanas. 

Além da direção de Rossendo Rodrigues em parceria com Marina Mendo, o projeto contará com a consultoria do cenotécnico Rodrigo Shalako e da figurinista e artista plástica Margarida Rache. A produção fica por conta de Liége Biasotto – CUCO Produções e André Varela. Esse projeto está sendo financiado pelo FUMPROARTE – Secretaria Municipal da Cultura – Prefeitura de Porto Alegre.

flyer 1

 

Oficina gratuita  “PERFORMANCE E SUSTENTABILIDADE EM INTERVENÇÕES URBANAS”

Inscrições de 01 de julho até 29 de julho

De 15 de agosto a 16 de outubro no Vila Flores (R. São Carlos, 759 – Floresta)

Oficina segundas, quartas e sextas, das 14h às 17h

Inscrições online aqui

PERFORMANCES DA OFICINA dias 14, 15 e 16* de outubro, horário a definir

*datas sujeitas à alteração conforme condição climática

 

Currículo dos Ministrantes:

 

Rossendo Rodrigues

Ator, performer, bailarino, produtor e pesquisador teatral. Mestre em Artes Cênicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul onde desenvolve a pesquisa “O Performer e a busca por Estéticas de Sustentabilidade no Ambiente Urbano”. Bacharel em teatro com ênfase em interpretação teatral na mesma universidade (UFRGS), recebeu o prêmio de pesquisa Décio Freitas (Fumproarte) para o desenvolvimento da primeira etapa do projeto ECOPOÉTICA. Colabora em diferentes coletivos de criação cênica, tendo sido agraciado com o Prêmio Açorianos de Melhor Ator em 2013 pelo espetáculo Natalício Cavalo da Cia. Rústica de Teatro.

 

Marina Mendo

Atriz, musicista, produtora e pesquisadora teatral. Mestre em Artes Cênicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul; especialista em Estudos Interculturais pela Univesitá degli Studi di Padova (2009) e Bacharel em Artes Cênicas com ênfase em interpretação teatral na UFRGS (2004). Colabora em diferentes coletivos de criação cênica, tendo sido recentemente contemplada com o Prêmio BRASKEM 2014 Destaque pela concepção do espetáculo Miragem, espetáculo também ganhador do Prêmio Açorianos Especial do Júri em 2013.

 

ecopoetica_ilha_site_barra_logos