PlastiCIDADE

O projeto Ecopoética apresenta no dia 14 de outubro uma intervenção urbana resultante da oficina Performance e Sustentabilidade em Intervenções Urbanas.  O trabalho integra a programação do projeto Ecopoética: ILHA, financiado pelo Fumproarte. A performance acontecerá das 9h às 12h, na Praça Dom Feliciano, em frente à Santa Casa de Porto Alegre.
dsc_7651
O projeto investiga a criação de poéticas de sustentabilidade no ambiente urbano, reconhecendo a prática artística como ferramenta fundamental no tratamento de questões ambientais e no cultivo das relações entre as pessoas e a cidade. O local escolhido para esta ação foi a Praça Dom Feliciano, uma das mais belas e antigas praças da cidade, utilizada mais como local de passagem do que de convívio. A intervenção busca ressignificar monumentos depredados do local, chamando atenção para seu estado de degradação e para o excesso de lixo produzido pela cultura do consumo e descarte.
dsc_7605
A performance é uma criação de Marina Mendo e Rossendo Rodrigues, idealizadores do projeto, em parceria com os artistas e participantes da oficina: Daniel Gustavo Oliveira Gonçalves, Fabio Pinto, Rita Rosa, Genifer Gerhardt, Isabel Tombini, Juliana Strehlau, Juliano Rossi, Kayan Gross, Liana Keller, Louise Pierosan, Luciane Panisson, Inês Hübner e Tiago Rigo. O projeto ainda conta com consultoria de figurinos da artista plástica Margarida Rache e cenotécnica de Rodrigo Shalako. A produção está por conta de Liége Biasotto – CUCO Produções – e André Varela. A realização é da Pulperia Cultural e o financiamento do Fumproarte – Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre.
dsc_7658
Fotografias de Gabriel Dienstmann
Serviço:
PlastiCIDADE
14 de outubro de 2016 – Praça Dom Feliciano (em frente à Santa Casa de Porto Alegre)
Sexta, das 9h às 12h, intervenção urbana (entrada franca)